Tuesday, May 22, 2007

A Análise do Discurso

A Análise do Discurso é um campo da linguística e da comunicação especializado em analizar construções num determinado texto. o objectivo é estruturar o discurso sob o aspecto socila, psicossocial e cognitivo nas organizações.

Para Charadeau a comunicação é um dispositivo, em torno do qual se encontram um locutor e um interlocutor, estes são os intervenientes de uma troca comunicacional. A completar este dispositivo vem o modo de organização do discurso, ou seja, a lingua que consolida a forma e o sentido e o texto, resultado material da comunicação.


A investigação dos fundamentos do conhecimento da vida quotidiana realizada por meio da linguagem constrói as objectivações dos processos de significados e o mundo intersubjetivo individual e coletivo.
A realidade sempre é apresentada com uma dialética que tem como característica principal a objectividade e a subjectividade que os símbolos e a própria linguagem têm dentro do organismo social. Isso se deve ao facto de existir na vida quotidiana uma continua interacção e comunicação, em que há compreensão das objectivações e subjectivações da organização social.

A realidade da vida diária aparece com campos infinitos de significações de modo geral mas limitada quando comparada a outras realidades. Dentro desta relação, a linguagem aparece como meio de interpretação, comunhão de conhecimento e fornece à realidade uma distinção entre os grupos que, juntos, formam a estrutura da sociedade.
Isso se deve ao facto de a análise de discurso permitir a tradução das experiências que pertencem à vida diária e suas diversas relações sociais ordenadas e organizadas, dentro de um campo de apropriações de significados em que se tem a linguagem verbal como principal instrumento de comunicação entre todos os membros do organismo social.

No comments: