Tuesday, May 22, 2007

Modos de Organização do Discurso

Os modos de Organização do discurso são principios de organização do material linguístico de acordo com certas finalidades.
Apesar de os discursos se caracterizarem pela sua heterogeneidade - a homogeneidade textual quase não existe - poder-se-á classificar os extos de acordo com a pregominância do discurso que eles apresentam.
São quatro os modos principais de organização do discurso:
  • Descritivo
  • Narrativo
  • Enunciativo
  • Argumentativo

Estes quatro modos de organização do discurso contribuem para construir textos.

Descreve-se, identificando qualificando seres.

Conta-se, testemunha factos ou experiências.

Enuncia-se, testemunha a forma como o enunciador trata a encenação comunicativa e estabelece uma relação de influência entre os interlocutores.

Argumenta-se, demonstrando relações.

5 comments:

Unknown said...

no segundo parágrafo, a palavra texto ta escrita dessa forma: "exto", ou seja, ta faltando o T

rsrs...

Luparelli said...

Agradeço pelo texto, pois me ajudou em minha pesquisa!

Unknown said...

De Daniel,
Gostei do texto, muito me ajudou. Só acho que o texto argumentativo é mais do que demonstrar relações...

Unknown said...

De Daniel,
Gostei do texto, muito me ajudou. Só acho que o texto argumentativo é mais do que demonstrar relações...

Unknown said...

De Daniel,
Gostei do texto, muito me ajudou. Só acho que o texto argumentativo é mais do que demonstrar relações...