Tuesday, May 22, 2007

Discurso Enunciativo

O ambiente e os três R’s



Há alguns anos que crescem os danos no nosso planeta.

A quantidade excessiva de fumos tóxicos, descargas nos rios e mares e produtos utilizados no nosso dia a dia, como lacas, desodorizantes e outro tipo de sprays, estão a destruir rapidamente a camada de ozono que nos protege dos raios ultravioleta. As consequências mais visíveis são: o derretimento dos pólos, zonas geladas até então; cheias; e, mais tarde, terreno inundado, neste momento, habitado.
Outros pequenos ataques são conhecidos como: o recurso excessivo de matérias não renováveis, como o carvão e o petróleo; e a não reciclagem dos desperdícios.
Para poupar o planeta existem três R’s muito conhecidos.



Reduzir, reutilizar e reciclar são tarefas fáceis de executar e atitudes a adoptar.
Basta reduzir nos desperdícios, não usar tantos sacos de plástico, comprar produtos em embalagens económicas em vez de comprar várias, reutilizar os produtos, fazer artesanato com embalagens velhas e, reciclar.
Infelizmente não há vontade política nem interesse económico de maneira a que o sistema mude de rumo. Para além disso o nosso governo não é capaz de mudar todos estes transtornos e não parece preocupado, já que ainda não foi muito afectado.


Ajudar toca a todos e faz bem as nossas vidas.




Trabalho realizado por:

Filipa Reis

Joana Marques

ECM

No comments: